O vereador Lot Ignácio de Souza Junior, o Lozinho, apresentou na Câmara Municipal de Nanuque um importante conjunto de indicações que podem transformar o futuro da agricultura e da pecuária no município. Aproveitando a visita do secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Almeida Pereira Fernandes, Lozinho propôs que o prefeito municipal busque o fortalecimento de projetos e programas estratégicos para o desenvolvimento rural.
Entre as ações sugeridas, estão o apoio à aquisição direta de produtos para a alimentação escolar, o incentivo ao cooperativismo da agricultura familiar, a regularização fundiária e a ampliação da segurança jurídica no campo — medidas essenciais para dar mais autonomia aos produtores locais.
Além disso, o vereador destacou a importância de apoiar a realização da 27ª ExpoAgro de Nanuque, marcada para junho, como uma vitrine para a produção agrícola e comercial da região. Outro ponto importante foi o pedido para incluir Nanuque em projetos de piscicultura, especialmente com o incentivo à produção de tilápia, peixe de água doce muito consumido no país.
Lozinho também apontou a necessidade de estimular a produção de ovos em larga escala, aproveitando a posição geográfica privilegiada do município, e pediu que Nanuque seja incluída no “Programa Hub MG Agro”, que conecta o agronegócio mineiro a startups, centros de pesquisa e inovação tecnológica. O incentivo ao turismo rural, por meio da inclusão no catálogo “Ruralidade Viva”, e a chegada do projeto “Ciência Móvel” — um laboratório itinerante — também estão na lista de iniciativas propostas.
“São ações que podem transformar nossa realidade rural, gerar empregos, renda e dar ainda mais protagonismo aos pequenos produtores de Nanuque”, destacou Lozinho. “Com o apoio do Governo Estadual e a articulação da nossa gestão municipal, podemos dar grandes passos rumo a um futuro de mais prosperidade no campo”, completou o vereador.
As propostas agora aguardam o encaminhamento ao Executivo Municipal para que possam ser efetivamente implementadas.
REDAÇÃO PORTAL FAROFA NEWS.COM.BR