A Polícia Militar cumpriu, na última terça-feira (19), um mandado de prisão contra Elânio Medina de Jesus, de 29 anos, por descumprimento de medidas impostas pela Justiça e regressão cautelar do regime prisional. O homem foi apontado como um dos envolvidos em um motim ocorrido no Presídio de Nanuque, no Vale do Mucuri, em dezembro de 2023.
Condenado a 13 anos e 9 meses de prisão pelo crime de roubo na cidade de Nanuque, Elânio havia cumprido aproximadamente 9 anos e 3 meses da pena e estava em regime aberto, sem monitoração eletrônica. Entretanto, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais analisava uma falta grave em seu desfavor pela suposta participação no motim.
Na ocasião, presos incendiaram colchões e danificaram camas de alvenaria em protesto por regalias não previstas no regulamento do sistema prisional. A administração da unidade ventilou o nome de Elânio entre os participantes da ação.
Além disso, durante fiscalizações da Polícia Militar em sua residência, o condenado foi flagrado diversas vezes descumprindo a obrigação de permanecer recolhido no período noturno, o que reforçou o entendimento de violação às condições do regime.
Diante do histórico de faltas graves, a Justiça Criminal da Comarca de Nanuque, com anuência do Ministério Público, determinou a regressão do regime de aberto para semiaberto e expediu mandado de prisão. O indivíduo foi novamente recolhido ao sistema prisional.