O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, celebrou na madrugada desta quinta-feira (7) a entrada em vigor das novas tarifas recíprocas sobre 69 parceiros comerciais, incluindo o Brasil. Em publicações feitas na Truth Social, Trump afirmou que “bilhões de dólares em tarifas estão agora fluindo para os Estados Unidos”, e criticou países que, segundo ele, “se aproveitaram dos EUA por muitos anos”.
As novas taxas começaram a valer oficialmente à 1h01 (horário de Brasília) e fazem parte da estratégia econômica de Trump de reequilibrar as relações comerciais do país. Ao todo, 94 países são impactados pelas tarifas.
O Brasil está entre os países atingidos, com uma taxa de 10%, somada a outros 40% adicionais impostos anteriormente, totalizando até 50% de sobretaxa sobre determinados produtos exportados aos EUA.
Trump também usou o momento para criticar adversários políticos e o Judiciário: “A única coisa que pode parar a grandeza da América seria um tribunal de esquerda radical que quer ver nosso país falhar!”, declarou.